sábado, 27 de setembro de 2008

Traços Indeléveis

A massa de indivíduos não pensantes acha que vivemos em uma sociedade democrática. Entretanto, isso não é realidade.
A palavra democracia vem do grego, demokrátia - dêmos = povo; krática = força, poder- ou seja, uma entidade democrática é aquela que é regida pelo povo. Será que no Brasil isso se limita ao direito igualitário de votar? De decidir quem comandará a sociedade? Ao que parece, sim!
O governo e todos é aquele onde a maioria tem voz, onde a destruição do poder é igualitária aos cidadãos e ele fazem decisões importante para favorecer o meio em que vivem. Contudo, isso está longe do que vivemos, não resta dúvida.
O democratismo* brasileiro é falho. As pessoas acomodaram-se, e a pizza da Câmara dos Deputados é motivo de piada. O governo é uma piada! Infelizmente, os únicos que poderiam fazer alguma coisas têm os olhos vendados, os únicos que querem mudanças têm as mãos atadas e acabam por pensar que seus desejos são extremamente utópicos.
E agora? Continuamos aceitando calados e pensando que nada está tão ruim que não possa piorar, ou juntamos forças e lutamos, mesmo sabendo que o suor que escorrerá em nossas faces poderá ser infrutífero?

*pensamento que formula princípios democráticos; doutrina democrática.

~ Caso seja necessário escolher entre o Pink e o Cérebro, eu escolherei a Felícia!
Laize Andréa

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Evolução ideológica: uma devida influência

Como sabemos o ser humano vive em constante modificação, isso pode ser observado em varias áreas (cultura, sociedade, economia, política, religião, entre outras). Nossos pais e avós não foram educados numa mesma sociedade em que nós estamos sendo. Com certeza a evolução citada é bem aceitável, não podemos deixar de crer nos benefícios da modernidade trazida por esta. Grandes inovações são propostas a cada dia, remédios e novos tratamentos descobertos e criados pela medicina salvam milhões de vidas. Temos de reconhecer que quebrar barreiras arcaicas, não levando em conta um antigo legado, é de fato a melhor opção para a tal “evolução” humana. Não anseio desvalorizar os brilhantes de antigamente, de modo que sem eles não teríamos o grau de conhecimento conquistado até hoje. Mas quando falamos de progresso para uma sociedade temos que esquecer de tais valores e centrarmos nos objetivos.

Em março deste ano a Câmara Federal aprovou o projeto de Lei de Biossegurança, que libera a pesquisa sobre o uso e benefícios das células-tronco e da soja transgênica, que agora só aguarda a sanção do presidente. Para um país em subdesenvolvimento, vários tabus foram quebrados, sendo assim uma grande vitória para a vida! A proximidade no encontro da cura de certas doenças, que até hoje não conhecemos tratamentos com resultados satisfatórios, eis esse o principal objetivo em questão. Na visão da necessidade, a busca de curar doenças é um fato que não deve ser descartado. Mas por outro lado, Dogmas Religiosos vão de encontro a essa realidade. Certamente que não é querendo fazer valer o velho jogo de “quem pode mais”, a Igreja Católica possui seus fundamentos e esses devem ser considerados. Porém não devemos ter barreiras para melhorias.

Em vários pontos as leis religiosas não são compatíveis com a necessidade do homem atual. Com o passar dos anos, a população vem sendo atualizada, adequando-se às necessidades da época. A incorporação de conceitos e de modos são bem assimilados pelas pessoas; como no caso dos EUA. A Califórnia, mais um estado que modificou suas leis e agora está realizando casamentos homossexuais. De fato temos que reconhecer, que uma visão limitada e preconceituosa em relação a diversos assunto não ajuda uma sociedade.

Mudanças não param de acontecer. A tendência do ser humano é estar sempre se adaptando a novos pensamentos e modos de vida. A aceitação de filosofias contrárias as nossas é bem difícil, mas nunca impossível. O bom senso deve prevalecer. Deste modo o principal fator que deve ser defendido, acima de qualquer outro, é a vivência num bem comum para todos. Isso que é evoluir.

Tiago Dália

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Honestidade

Honestidade: Qualidade ou caráter de honesto; honradez, dignidade. (Dicionário Aurélio 2004)

Adoramos mentir. Parece que a mentira já vem instalada na nossa cabecinha, quando somos pequenos. Assim como o cão fareja por natureza, o homem mente. É o nosso instinto. Seguimos as regras da sobrevivência, a do mais forte. Por mais que eduquemos as crianças a não mentir, elas o farão. A mentira é o modo mais prático de controle da mente do mais torpe. E os torpes sempre acreditam.

Em tempos de eleição, somos bombardeados pelas já conhecidas propagandas políticas. E mais uma vez, os torpes "caem bonitinhos na conversa". Sem querer generalizar, os candidatos mentem. E sabemos que mentem! Mas por algum motivo, temos que eleger alguém. Caimos em qualquer conversa. Para os mais espertos, essa massa, que ganha um ou menos salário mínimo, é um prato cheio de mentes vazias, abertas a qualquer "conversa-fiada".
Honni soit qui mal y pense.

Mas confesso: Não sou honesto. E peço para que também não seja. Porém saiba avaliar até onde vai sua desonestidade, para que não prejudique ao próximo. Tente não magoar ninguém e assuma sua desonestidade, peça desculpas.

Aqui fica uma pergunta: Seria este que honestamente se assume desonesto, honesto? Será que assumir a desonestidade é ser honesto?

Seja honesto, e responda.


Por Henrique Andrade
.

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Tour Pela Fábrica


Boa manhã/tarde/noite, senhores visitantes. Meu nome é Carol Luz, e hoje nós vamos fazer um pequeno tour pel'A Fantástica Fábrica de (chocolate?) Idéias.


A Fábrica de Idéias é um lugar onde nós, os Fabricantes, vamos expressar nossas idéias, textos, opiniões, poemas, debates, e afins. Aqui, iremos desabafar as mágoas, alegrias e insatisfações de estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Somos quatro. Vocês podem nos chamar como quiserem. Os Fabricantes, os Diretores (bonito, não?) ou pelos nossos nomes (cada post será assinado por seu respectivo autor).

A central de produção da nossa Fábrica fica na cabeça de cada um de nós. Sabe, nós trabalhamos muito! Pensamos muito, discutimos muito, argumentamos muito. Todos os dias, nos reunimos em nosso escritório (vulgo colégio) e conversamos/pensamos/debatemos sobre todo o tipo de assunto. Sinceramente, vocês, senhores visitantes (e clientes) podem esperar qualquer coisa/assunto de nós.

A central de distribuição fica nesse blog. Vocês estão livres pra entrar e sair daqui sempre que quiserem, e ainda com um certificado de garantia! Nossas idéias são de primeira qualidade, vocês vão ver.

O departamento de marketing, no entanto, depende de vocês. Divulguem nosso produto e ajudem nossa Fábrica a crescer sempre mais e mais!

Bem, o nosso Tour vai ficando por aqui. A Fábrica de Idéias agradece sua visita! Espero que tenham gostado, e voltem sempre!


  • Carol Luz

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Uma Nova Postagem

Muito bem. Para começar, devemos falar da Fábrica de Idéias. Somos quatro alunos do terceiro ano, com idades entre 17 e 16 anos.

A nossa vontade neste blog (assim como todos os outros blogs) é a de expor nosso modo de pensar. Quatro pessoas analizando fatos e teorias por vários ângulos diferentes.

Talvez falaremos de várias coisas diferentes por aqui...

Eles se apresentarão melhor.


Pela Fábrica de Idéias.