quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Perguntas - que - não - deveriam - ser - feitas

Por Carol

Apesar da minha idade (18 anos), mantenho hábitos da minha infância. Esses hábitos não vem ao caso, exceto um: sou fã da turma da mônica! E na última revistinha que li, uma história me chamou a atenção. Não tenho certeza, mas acho que o nome era "O Mistério do Lápis Sem Cor", ou alguma coisa assim.. Na história, os personagens fazem perguntas que, para eles, são consideradas "perguntas-que-não-devem-ser-feitas".

As perguntas obviamente eram bem inocentes, do tipo "por que os filmes mais legais passam depois da hora de dormir?" ou "por que os remédios têm gosto ruim?", mas essas perguntas me deram uma idéia. Existem MESMO perguntas que não deveriam ser feitas? Estamos REALMENTE melhores sem saber das respostas para alguns dos nossos problemas?

Coloquei abaixo algumas perguntas que eu considero verdadeiras incógnitas do mundo moderno. Algumas delas, eu posso apenas imaginar a resposta, mas não ouso dizer por ser cruel ou complicada demais. Outras, eu sinceramente não sei a resposta para elas..

Acho que é por isso que as pessoas preferem ficar sem respostas para algumas perguntas.. Essas respostas, na maioria das vezes, são cruéis de se ouvir ou complicadas de se explicar, e nós, seres humanos, somos muito acomodados pra nos preocuparmos com assuntos de interesse mundial. Algumas pessoas podem até pensar "Ah! Temos governantes pra quê? Eles que resolvam!", mas ninguém pensa que os tais governantes não são deuses e não podem fazer tudo sozinhos. Muitos desses governantes NÃO QUEREM NEM FAZER ALGUMA COISA!

Sim, as perguntas.. Listei 5 delas. Eu, pelo menos, as considero interessantes.
  1. A amazônia já era?
  2. O que será do mundo com o aquecimento global? É tudo parte de um ciclo sem fim?
  3. A situação, não apenas financeira mas também social, é assim tão crítica EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO?
  4. Os sistemas socialista e comunista são assim tão furados que nunca poderiam dar certo? (dica: antes de responder essa, leia sobre China e Cuba)
  5. Sim.. E a crise mundial? (HAHA, ignorem a piadinha interna! A pergunta é séria! :D )

Responda quem puder/quiser, e façam mais perguntas! As soluções para os problemas não descem dos céus, mas começam com questionamentos.

6 comentários:

Lúcia disse...

A amazônia já era?


já! as pessoas não mostram interesse nenhum em cuidar emquanto é tempo... e infelizmente não vai adiantar chorar o leite derramado...


na verdade eu tenho muitas perguntas e teorias, outro dia eu passo por aki p/ falar delas... ;)

e eu adoreeeei o post! ;)

Unknown disse...

Sim.. E a crise mundial?
(tenho por obrigação tentar respondê-la)

A crise mundial foi um tapa na cara de diversos paises que se consideravam os SUPERPOTENTES, mas que com um "pequeno" abalo podem se tranformar em paises emergentes; apasar de tantos problemas proporcionados pela crise, a maior lição que tirei é que estamos todos no mesmo barco... sendo PRIMEIRO, TERCEIRO ou DÉCIMO mundo.

Gabriel disse...

Bom, não me atreveria responder as perguntas que você propôs pelo simples fato de que não caberia aqui as respostas =P

Mas, com relação a perguntar, não acho que não exista uma "pergunta que não possa ser feita", pois por mais idiota que ela possa parecer, eh o anseio de alguém querendo compreender o mundo que lhe cerca.

E me peguei pensando agora, em quais 5 perguntas eu listaria, acho que iria ser mais filosófico, e menos socialista ;)

Phillipe Bastos disse...

sobre a pergunta 4-Os sistemas socialista e comunista são assim tão furados que nunca poderiam dar certo?
eu acho que socialista e comunista sao ideias realmente revolucionarias, mas que foram corrompidas ao serem realizadas por pessoas de educaçao capitalista. afinal de contas nem sempre uma ideia consegue mudar a natureza de todos. outra coisa, sabemos bem da nossa cultura de carater egoista e so o tempo (e uma nova transformaçao cultural, que por sinal vemos muito agora, graças a nossa juventude) podem altera isso.
otimo texto carol.

Anônimo disse...

Sim.. E a crise mundial? (essa é a melhor SEMPRE) KOASOSAKSAO

>>A amazônia já era?
Eu espero que não. Tenho fé a a consciência invadirá a mente das passoas. Eu sei que é difícil reverter os problemas atuas, mas podemos estancar esse caos!

Muito bom o texto Kerol!!
=D

--
ps. Boa Gabriel. (em relação ao segundo parágrafo.)

Evandro de Mesquita disse...

Tentei responder às perguntas da melhor forma possível. Espero ter conseguido.

1- Não, a amazônia não já era. Pelo menos por enquanto. Mas ela corre sérios riscos.
2- Um lugar muito mais quente e provavelmente sufocante. Dependendo das proporções que isso chegue, isso pode significar até o nosso desaparecimento da face da terra. Porque riscos à nossa saúde já se podem observar de hoje.
3- Não, não é. Mas se você observar sua cidade, vai ver isso de um jeito diferente. Na sua cidade há os bairros pobres e os bairros ricos. O mundo não é tão diferente. A diferença é que entre os "bairros do mundo" há as fronteiras. São como muros que impedem pessoas de outros bairros de entrarem. Assim como o muro de sua casa impede (ou tenta impedir) a entrada de estranhos.
4- Nós, seres humanos, já vivemos o comunismo na pré-história. Era chamado de modo de produção coletivista. Mas com o tempo veio a idéia de posse, a estocagem de alimentos, depois a ganância... Os tempos foram passando e nós chegamos ao sistema (ou sistemas) que vivemos hoje. O ponto fraco do comunismo/socialismo está no próprio ser humano. Nossa ganância é imcompatível com os ideias desses sistemas. Antes de pensar nos sistemas, deveríamos pensar em evoluir nossas consciências.
5- O mundo está cheio de crises. Seja lá que crise for essa, provavelmente só estamos colhendo o que plantamos.

E vai mais uma pergunta só pra provocar:
Que papel nós temos nisso tudo?